Entidade gaúcha troca experiências em Minas

Maria Machado, Ana Lúcia, Anderson Peres, Cristiane Vieira e Afonso Bicalho (em sentido horário)

Uma rica troca de experiência marcou uma reunião, entre diretores e colaboradores da RIAAM-Brasil e o gestor administrativo da Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (CNAPPI), Anderson Peres da Cunha.

A entidade, com sede em Porto Alegre, filiou-se recentemente à RIAAM-Brasil e é uma das associações que articula a criação da RIAAM-Rio Grande do Sul.

Anderson expôs as formas e áreas de atuação da CNAPPI, que conta com cerca de 3 mil associados, e atua firmemente em questões assistenciais. No entanto, a entidade quer ampliar sua atuação e participação em questões políticas e ocupações em espaços de cidadania.

A presidente da RIAAM-Brasil, Maria Machado Cota, orientou que sejam capacitadas lideranças para que estejam presente em conselhos populares – a exemplo dos conselhos de idosos – bem como atuar no parlamento.

A importância de participação no Parlamento

As entidades mineiras, como a Associação Eclética de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social do Estado de Minas Gerais (Aseapprevs) tem participado das últimas audiências do PPAG – Plano Plurianual de Ação Governamental – instrumento de apoio da Assembleia Legislativa.

O presidente da Aseapprevs, Afonso Dolabela Bicalho Filho, relatou suas gestões em torno da ampliação da gratuidade do idoso – de 65 anos para 60 anos – no transporte público de Minas Gerais.

Anderson Peres ficou de levar a experiência a Porto Alegre e implantar um grupo de pessoas a serem capacitadas.

https://riaambrasil.org.br/riaam-expande-atuacao/

Também foram discutidas e repassadas orientações de ordem técnica com relação ao convênio de cooperação técnica junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Presentes à reunião, além de Maria Machado e Anderson, a advogada da Ascon-Prev, Cristiane Vieira do Prado; a Diretora Social, de Marketing e Relações Públicas, Ana Lúcia de Souza Carvalho, e o presidente da Aseapprevs, Afonso Dolabela Bicalho Filho.

Deixe um comentário