Franceses defendem Previdência

Greve geral: franceses vão às ruas para defender a Previdência. O aumento do período de contribuição para os trabalhadores mais velhos não liberará vagas para os que estão ingressando

Protestos fecharam as principais ruas de Paris (AFP via EBC)

Em artigo especial para o jornal ‘Brasil de Fato’, a francesa Florence Poznanski detalha os movimentos e manifestações contra a reforma da Previdência na França.

Segundo ela: “O ministério da educação nacional avaliou que cerca da metade dos professores do ensino básico aderiram à greve. O setor de transporte também entrou massivamente na mobilização. Nove das 14 linhas de metrô de Paris não funcionaram e a rede nacional de trens regionais e nacionais funcionou com um nível médio de 10% a 15% de sua frequência normal.

Além desses setores tradicionalmente mais mobilizados, também aderiram de maneira mais inédita setores do ramo privado, como o setor da produção do comércio”.

Ela também explica como funciona a aposentadoria na França.

“Como no Brasil, o sistema de aposentadoria funciona no princípio da repartição e da solidariedade coletiva, como um fundo universal que recebe as contribuições de todos os trabalhadores para ser redistribuído aos aposentados.”

 “Um trabalhador a cada dois, alcança os 62 anos em situação de desemprego, doença ou outra inaptidão”

Florence também traça, em seu artigo, aspectos como a precarização do trabalho, o desemprego dos jovens e questões como a capitalização – modelo que ainda insistem em implantar no Brasil.

Florence é francesa, residente no Brasil, mestre em Ciência Política e comunicadora. É membro da direção nacional do partido de esquerda Francia Insumisa.


(A íntegra do artigo pode ser lida no link abaixo

https://www.brasildefato.com.br/2019/12/16/artigo-or-greve-geral-franceses-vao-a-rua-para-defender-a-previdencia/


Deixe um comentário