Alas especiais para idosos em hospitais

Projeto obriga hospitais com mais de 100 leitos a reservar 20% deles para alas geriátricas

alas_geriatriacas_especiais_em_hospitais
Leitos especiais em alas geriátricas (Imagem: Pixabay)

Alas especiais para idosos. O Projeto de Lei 66/20 obriga os hospitais que tenham mais de 100 leitos destinados à população adulta e que prestam atendimento a idosos no regime de internação a manter um Programa de Atendimento Especializado do Idoso. Entre outros pontos, esse programa prevê a reserva de 20% dos leitos para alas geriátricas e equipe multidisciplinar de atendimento especializado do idoso.

“Estudos têm demonstrado que a existência de um programa geriátrico na instituição leva a melhores indicadores de saúde após a alta, como aumento da sobrevida pós-internação; melhora cognitiva; menor chance de internação posterior em instituições de longa permanência; menor chance de piora da visão ou mobilidade após a internação”, afirma o autor da proposta, o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP).

Ainda segundo o texto, as alas especializadas para atendimento de idosos contarão com estrutura física adequada para esta população.

Como está a tramitação na Câmara

A proposta de alas especiais para idosos tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

https://www.camara.leg.br/noticias/639704-PROJETO-OBRIGA-HOSPITAIS-COM-MAIS-DE-100-LEITOS-A-RESERVAR-20-DELES-PARA-ALAS-GERIATRICAS


https://riaambrasil.org.br/nove-direitos-dos-idosos-que-muitos-ainda-desconhecem/

Deixe um comentário