Mais desrespeito aos idosos

Ataque de Bolsonaro a idosos inclui Previdência, cortes no BPC e quebra de quarentena

ataque_aos_idosos_condicoes_de-Vida
Condições de vida dos idosos se deterioram (Imagem: Pixabay)

Não é de agora, com a pandemia de covid-19, que as condições de vida de idosos e aposentados vêm piorando no Brasil. Durante o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), o país vem assistindo a medidas como a reforma da Previdência, aprovada pelo Congresso Nacional em outubro de 2019.

Agora, após aprovação da renda mínima pelo Senado , o país assistiu à sanção presidencial com vetos de pontos como a ampliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que beneficiaria idosos e deficientes pobres, proporcionando um aumento do valor de um quarto para meio salário mínimo.

Segundo o Planalto, o veto à ampliação do BPC foi orientado pelos ministérios da Economia e da Cidadania. De acordo com o governo, o benefício teria impacto de R$ 20 bilhões nas contas públicas, o que iria ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Soma-se a essas medidas o desinteresse do governo pelos idosos que vivem no campo ou na informalidade.

Apoiado pela elite empresarial, o presidente têm contrariado as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao desestimular, pessoalmente, o isolamento social, colocando em risco a vida de milhares de pessoas, principalmente, da terceira idade. Bolsonaro tem defendido o isolamento parcial, orientando que apenas idosos e pessoas do grupo de risco fiquem em casa.

A posição individual do presidente diverge até mesmo das orientações de seu ministro da Saúde, o médico Luiz Henrique Mandetta, com o qual tem cultivado uma relação desgastada. Em entrevista coletiva na tarde dessa quarta-feira (1º), Mandetta disse que idosos “não vivem em cápsulas“ ao justificar a importância do isolamento social de toda a população. Em uma pesquisa da pasta, que analisou o perfil de 136 pessoas que morreram por coronavírus, 90% dos mortos tinham mais de 60 anos de idade.

Ataque a idosos levam a perdas

Enquanto isso, em meio à quarentena de combate à propagação do vírus, idosos aposentados ou na ativa tentam, como podem, garantir o sustento de suas casas, uma vez que, em boa parte dos casos, seus rendimentos são a única fonte de renda da família.


Clique e ouça a reportagem em áudio

Assista ao vídeo – Vidas em Jogo



(* Com informações do ‘Brasil de Fato

https://www.brasildefato.com.br/2020/04/03/ataque-de-bolsonaro-a-idosos-inclui-previdencia-cortes-no-bpc-e-quebra-de-quarentena


Leia mais

https://riaambrasil.org.br/persiste-a-violencia-contra-os-idosos/

Deixe um comentário