Resumo da Semana: Novo pente-fino e STF só em agosto

A página do Meu INSS, na internet, está de cara nova. Além de um novo visual foram desenvolvidas novas funcionalidades. Se você ainda não tem cadastro na página, faça ou peça ajuda. É possível ter acesso a uma série de serviços e informações sem ter de se deslocar a uma agência.

Saiba mais na página da RIAAM-Minas.

Prova de Vida – Servidores do Poder Executivo aposentados e pensionistas, que recebem pelo Regime Próprio de Previdência Social, deverão voltar a fazer a prova de vida a partir desta quinta, dia 1º, para não terem os benefícios cortados.

Já para aposentados e pensionistas do INSS, o Senado aprovou um projeto para facilitar a realização da Prova de Vida. A proposta agora depende de aprovação da Câmara dos Deputados.

Estes assuntos estão na página da RIAAM-Minas.

Vem aí mais um pente-fino

Os segurados do INSS que recebem um benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de seis meses e que não passaram pela perícia médica deverão ser convocados para o novo pente-fino que o instituto vai promover entre agosto e dezembro deste ano. Mas atenção: somente aqueles que não têm definida a data do fim do benefício.  A previsão é convocar 170 mil beneficiários para nova perícia. A convocação começa na próxima semana.

Fique de olho e saiba mais na página da Aseapprevs.

Revisão da Vida Toda – Com o placar empatado em 5 a 5 o julgamento da Revisão da Vida Toda deve ficar para agosto. Como o Supremo Tribunal Federal (STF) entra em recesso nesta sexta-feira, dia 2, não houve tempo para que o recurso entrasse na pauta antes deste período.

Pedido de vistas, ou seja, mais prazo, foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes, que permanece com o processo.

Leia mais sobre a Revisão da Vida Toda

A Revisão da Vida Toda prevê a utilização de todas as contribuições ao INSS feitas pelo trabalhador mesmo aquelas anteriores a julho de 1994. A regra atual só considera no cálculo os recolhimentos feitos a partir do Plano Real.

Ouça o Resumo da Semana


Veja também na RIAAM-Brasil

https://riaambrasil.org.br/projeto-quer-facilitar-a-prova-de-vida-do-inss/

Deixe um comentário