INSS tem novo presidente

O governo federal fez uma mudança no comando do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O presidente do órgão, Leonardo Rolim, foi exonerado do cargo para comandar a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência. Rolim será substituído por José Carlos Oliveira.

Na Secretaria de Previdência, Rolim substituirá Narlon Gutierre, exonerado na última semana. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Oliveira é servidor concursado e ingressou em julho de 1985 no INSS. Atuou como gerente executivo em Santo Amaro (atual GEX São Paulo-Sul), de 1998 a 2003, e como superintendente estadual do INSS em São Paulo de agosto de 2016 a maio de 2021.

José Carlos Oliveira é formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado.

Fila do INSS que não acaba mais

A gestão do INSS é um dos pontos frágeis do governo. Em julho, último mês com dados disponíveis, havia uma fila de 1,8 milhão de pessoas aguardando benefícios. Acabar com essa espera é uma promessa do governo, que nunca foi cumprida.

Em julho, o governo decidiu desmembrar o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, e recriou a para de Trabalho e Previdência, que está sob a tutela de Onyx Lorenzoni. Ele assumiu prometendo novamente zerar a fila.

Leia: Filas ainda devem durar mais três anos

Lorenzoni chegou a anunciar que chamaria centenas de funcionários da Infraero — estatal que controla aeroportos, hoje quase totalmente privatizados — para atuarem no INSS. Mas até hoje, quase quatro meses depois, não houve ainda este mutirão.



(* Com informações do jornal ‘Extra’ – Leia mais aqui )


Veja também na RIAAM-Brasil

https://riaambrasil.org.br/senador-paulo-paim-fala-sobre-injustica-com-os-aposentados/

Deixe um comentário