Viva as pessoas idosas!

No próximo sábado, dia 1º de outubro, o Estatuto da Pessoa Idosa completa 19 anos.

Nascido como Estatuto do Idoso a legislação tomou outro nome recentemente, adequando-se aos novos tempos, passando a se chamar Estatuto da Pessoa Idosa – Lei 14.423

Definição

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.

Leia sobre a mudança no Estatuto

Em 2050 o Brasil terá 64 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponderá a pelo menos um terço de toda a população.

Para a presidente da RIAAM-Brasil, Maria Machado Cota, é importante relembrar a data de implantação do Estatuto como importante contribuição das pessoas idosas na busca de seus direitos e por uma vida digna.

É importante que as pessoas continuem lutando por seus direitos e para exercer sua cidadania. Principalmente participar das eleições deste domingo, dia 2. Mesmo que estejam desobrigados de votarem, é primordial escolher parlamentares que saibam respeitar as pessoas idosas, suas conquistas, suas necessidades.

“Veja bem em quem votar”, alerta Maria Machado. Precisamos de parlamentares comprometidos com a ratificação da Convenção Interamericana Sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos.


Leia sobre a Convenção Interamericana

Acesse aqui uma cópia digital do Estatuto


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário