Câncer de mama: exames gratuitos

O Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, tem serviços de alcance social. O Instituto Mário Penna preparou uma campanha especial.

Em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte está oferecendo gratuitamente 2 mil mamografias durante todo o mês de outubro.

Os exames podem ser realizados por mulheres entre 50 e 69 anos, e que não tenham feito o procedimento no último ano.


O agendamento pode ser feito pelo telefone (31) 3349-1212, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 18h.


Sintomas e prevenção

Se for descoberto logo no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. Medo e desinformação são apontados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento.

Leia mais sobre o Outubro Rosa

O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há tumores de consistência branda, globosos e bem definidos que podem também ser malignos. Por isso, é fundamental consultar um médico e realizar exames preventivos regularmente.

Para prevenir a doença, também é importante praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável, bem como evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.


(* Com informações do Portal G1 e Agência Senado)


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário