Fim das aposentadorias?

O plano do ministro da Economia, Paulo Guedes, para desvincular o salário mínimo e, consequentemente, a aposentadoria da inflação passada foi duramente criticado pelo presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), João Inocentini, de 72 anos. A intenção foi revelada ontem pelas jornalistas Idiana Tomazzelli e Julianna Sofia, na “Folha de S. Paulo.”

A ideia é fazer indexação pela previsão de inflação futura. “Se isso acontecer vai ser o fim da aposentadoria, vai chegar o tempo de não podermos comprar nem metade da cesta básica”, disse Inocentini à coluna. “Eles estão tentando fazer isso há tempos e nós estamos conseguindo segurar. Mas em um novo novo governo certamente vão querer botar em prática”.


Leia: empréstimo consignado

Questionado sobre o assunto, Guedes confirmou que a desindexação está na pauta , mas disse que “não vai no meio do jogo mudar a regra” e afirmou ser “garantido que vai ser pelo menos a inflação passada”. Não explicou, porém, até quando o atual parâmetro será mantido.

O outro lado


O candidato à reeleição à Presidência da República pelo PL, Jair Bolsonaro, garantiu que, se for reeleito, dará aumento acima da inflação para aposentados, pensionistas e servidores públicos em 2023. A mensagem foi veiculada em vídeo divulgado nas redes sociais do candidato nesta sexta-feira (21).

Bolsonaro garantiu que o valor do salário mínimo também receberá aumento acima do índice inflacionário, o que garantirá um ganho real aos trabalhadores.


(* Com informações do UOL e da Agência Brasil – leia aqui e aqui )


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário