Mais tempo para se aposentar

Trabalhadores levam quase 3 anos a mais para se aposentar

Após a reforma da Previdência feita no início do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão levando, em média, quase 3 anos a mais para se aposentar.

Os dados foram coletados em estudo realizado pelo então Ministério do Trabalho e Previdência ainda sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ressalta-se que o adicional é maior para os homens (3,5 anos) e menor no caso das mulheres (2 anos), o que na média dá 2,7 anos a mais.


De 58 para 52 anos

Foram comparados dados de 2021 com de 2019 (último ano de vigência do antigo modelo). Segundo os resultados, a idade média de aposentadoria dos homens passou de 58,7 para 62,2 anos entre 2019 e 2021e entre as mulheres, passou de 57,3 para 59,3 anos.


Leia: aposentadoria achatada

Na prática as novas regras após a implementação da reforma fizeram com que trabalhadores próximos da aposentadoria tivessem de adiar os planos e contribuir um pouco mais para conseguir o benefício.

“Entre os fatores que explicam o maior impacto para homens está o fato de que as aposentadorias por tempo de contribuição e especial, que estão entre as mais afetadas, são predominantemente concedidas para homens” revelou o estudo.


(* Com informações do DCM – Leia mais aqui )


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário