Reforma da Previdência na França

O Conselho Constitucional francês anunciou que a aguardada decisão sobre a validade da reforma da Previdência do presidente liberal Emmanuel Macron, que provocou um grande conflito social, será anunciada nesta sexta, 14 de abril.

O anúncio da data foi divulgado um dia após os protestos que reuniram centenas de milhares de pessoas em várias cidades da França, na 10ª jornada de manifestações desde janeiro para exigir a retirada da reforma, que aumenta a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos a partir de 2030.


Leia mais sobre a reforma na França

O Conselho Constitucional deve se pronunciar sobre a validade da reforma, após os recursos apresentados, e um pedido da oposição de esquerda para a convocação de um referendo para limitar a idade legal da aposentadoria a 62 anos.


Reforma da Previdência na Espanha

Na Espanha, a reforma da Previdência foi aprovada no congresso espanhol com 179 votos a favor, 104 contra e 61 abstenções. Entre os pontos que mais chamam a atenção, está o fato de que deve aumentar, nos próximos anos, a contribuição por parte de quem tem maior renda. Será implementada, inclusive, uma “cota de solidariedade”, a ser cobrada de quem tem salários muito elevados.

O conjunto de mudanças inclui um incremento, sobretudo, em relação à contribuição dos empresários.


(* Com informações da Agência France Presse [AFP], via IstoÉ Dinheiro – aqui – e Portal G1 – aqui )


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário