Mais participação popular

Terminou no domingo (16/7) o período de votação e de elaboração de novas proposta de projetos de governo ao Plano Plurianual 2024-2027, o PPA Participativo – mais conhecido como Brasil Participativo.

Em pouco mais de dois meses, mais de 4 milhões de pessoas acessaram a plataforma, das quais mais de 1,4 milhão votaram nos programas de governo que querem ver priorizados no PPA. Foram cadastradas 8.254 propostas para a criação e melhoria das políticas públicas e registrados mais 1,52 milhão de votos em programas federais e propostas da sociedade civil.


Leia sobre a participação dos idosos

Paralelamente à realização das plenárias, na plataforma foram elencados os 88 programas propostos pelos ministérios para serem executados no período de 2024 a 2027, dos quais 28 foram priorizados e abertos à votação. Ali também foram apresentadas e votadas as propostas dos cidadãos e da sociedade organizada.

Os seis programas governamentais mais votados foram o Enfrentamento da Emergência Climática; Atenção Primária à Saúde; Atenção Especializada à Saúde; Promoção do Trabalho Digno, Emprego e Renda; Turismo, esse é o Destino e Segurança Alimentar e Nutricional e Combate à Fome. O programa Juventude: Direitos, Participação e Bem-Viver, da Secretaria-Geral da Presidência, foi o décimo mais votado.

Os votos e propostas registrados na Plataforma serão submetidos à análise dos ministérios e considerados na elaboração do texto do Projeto de Lei do PPA que será enviado ao Congresso Nacional até 31 de agosto de 2023.


(Fonte: Secretaria Geral da Presidência – Para ler mais clique aqui )


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário