O sucesso do Projeto Braille

Com um auditório lotado, o Estatuto da Pessoa Idosa em Braille – nosso Projeto Braille – foi lançado durante audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O autor do requerimento para uma audiência pública, o deputado Munir Neto destacou que a iniciativa da RIAAM Brasilé uma grande conquista. Todo mundo tem o direito de saber sem a ajuda de terceiros“.

A presidente da RIAAM Brasil, Maria Machado Cota, chamou a atenção para o fato de o assessor ténico Edson Ambrósio, ao fazer o trabalho de transcrição para o Braille, ter aprendido e repassado uma série de direitos para seus colegas cegos e idosos. “Este conhecimento mudou a vida das pessoas“, destacou.

Espero que, através desse Estatuto em braille, possamos levar às pessoas não somente o conhecimento, mas os direitos de cada um“, também reforçou Edson Ambrósio (foto abaixo)

Dentro da cerimônia de lançamento, o defensor público Valmery Guimarães (foto abaixo), que é cego, leu – pelo sistema Braille – o artigo III do Estatuto da Pessoa Idosa.

Artigo III do Estatuto da Pessoa Idosa

É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.  

Novos lançamentos

A presidente Maria Machado destacou que o próximo passo é distribuir a transcrição para o máximo possível de instituições relacionadas à causa. O Estado do Rio é o primeiro a promover, fora de Minas Gerais, onde fica a sede da RIAAM Brasil, a divulgação do documento, que chegará à Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), ainda este ano.

O evento também contou com a presença da superintendente de Políticas para Pessoas Idosas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Simone Tourino; da superintendente da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Assistência Social, Jocilene Tavares; do diretor da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), Geraldo Vida; e do professor de braille Rafael Eleutério. No encontro, a cantora e poetisa Inês Helena fez uma apresentação artística.


Assista aqui à reportagem da TV Alerj


Este post tem 2 comentários

  1. Mara Régia Dutra

    Gostaria de parabenizar meu querido amigo Edson Ambrósio (Edinho)… Sinto muito orgulho dele, sempre acreditei no seu potencial. Sempre disse ao meu amigo que um dia estaria na plateia aplaudindo suas conquistas. Hoje estou eu aqui, exclusivamente para aplaudi-lo e dizer: Você venceu Edinho 👏👏👏👏👏. Deus continue te abençoando grandemente…

Deixe um comentário