INSS: mantenha dados atualizados

Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem manter os dados cadastrais atualizados no instituto. É através dessas informações que, em caso de necessidade, a autarquia faz contato com o cidadão ou cidadã. Por isso, ao trocar de telefone, endereço, nome, atividade ou e-mail é importante alterar as informações no INSS. Pelo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135 os segurados podem fazer essas alterações sem sair de casa.

Importante: o INSS não faz qualquer tipo de atendimento por e-mail. Portanto, o envio de documentos, requerimentos e ofícios por correio eletrônico, não é eficaz e os dados não são alterados.

Informações desatualizadas ou incorretas podem causar atrasos na concessão de benefícios ou até mesmo suspensão de pagamento. Isso pode ocorrer porque o INSS, ao tentar validar informações para o processamento do benefício ou para a realização de auditoria, se depara com discrepâncias ou dados desatualizados.


Leia como evitar golpes

Outro ponto a considerar é a prevenção de fraudes. Com o cadastro atualizado, o sistema tem mais chances de identificar tentativas de uso indevido dos dados do contribuinte, evitando atividades fraudulentas que poderiam comprometer o acesso aos seus direitos.

Antes de iniciar o processo de atualização, tenha em mãos documentos como: documento de identidade, CPF, comprovante de residência com CEP atualizado, Certidão de Nascimento ou Casamento, caso haja mudança de estado civil, e documentos dos dependentes, se for o caso.


Com informações do portal do INSS – Leia mais aqui


Deixe um comentário