Aumenta o número de lares que dependem dos aposentados

Com crise econômica, aposentadorias ganharam espaço no orçamento familiar e pelo menos 10,8 milhões dependem hoje da renda de idosos para viver

idosos_sustento_familias
Idosos acolhem filhos e netos

 

Nada menos que cerca de 10,8 milhões de pessoas dependem da renda aposentados e, somente no ano passado, o total de lares que dependem dos idosos passou de 3,1 milhões para 5,7 milhões.

Os lares brasileiros que dependem do dinheiro dos aposentados estão aumentando. Em um ano, a parcela de casas em que mais de 75% do ganho mensal vem de idosos subiu 12%, de 5,1 milhões para 5,7 milhões.

Os dados foram elaborados pela LCA Consultores, com base na Pnad Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo informa o instituto, desde 2016 há uma forte tendência de crescimento dos domicílios cuja principal fonte de renda são aposentadorias e pensões.

Nos lares em que há superdependência da renda dos aposentados, a taxa de desemprego é quatro vezes a média nacional, ainda de acordo com a LCA.

Esse não é um fenômeno exclusivo do Brasil. Na Espanha, no período mais agudo da recessão recente, economistas chegaram a chamar os idosos espanhóis de heróis silenciosos da crise, por bancarem financeiramente filhos e netos desempregados e evitarem, em certa medida, um colapso social. Familiares chegaram a tirar aposentados de asilos para garantir uma renda.

“Se o filho ou o neteo perde o emprego, o idoso se sente na obrigação de abrir os braços e acolhê-los”, diz o médico e especialista em longevidade. Alexandre Kalache.

Envelhecimento da população

Os reflexos da crise econômica e a alta taxa de desemprego são aspectos que explicam o aumento da dependência da aposentadoria nas famílias.

Rogério Nagamine, especialista em gestão pública e governamental do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica), diz que mudanças estruturais da sociedade também impactam. “O aumento da participação de idosos, aposentados e pensionistas na população está crescendo e isso interfere totalmente na economia.”

Ele alerta para os riscos econômicos. “No Brasil, a população ativa é quem financia a aposentadoria. Sem essas pessoas no mercado de trabalho, os problemas da Previdência vão perder ainda mais o controle.”

 

(* Com informações da Agência Estado – Leia mais Aqui )

Deixe um comentário