Educação: vez e voz

A RIAAM-Brasil deverá participar de um grupo de trabalho, a ser constituído, que deverá orientar medidas que ampliem a e facilitem a educação e, principalmente, a alfabetização da pessoa idosa.

Queremos inserir nossa organização pois queremos colocar o nosso olhar. Os técnicos falam, mas é nós é que sabemos de fato o que nós necessitamos“, defendeu a presidenta Maria Machado Cota durante audiência pública nesta quarta (9), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O Brasil tem cerca de 30% de sua população analfabeta ou com baixa escolaridade, mas, entre os idosos, esse número chega a 60%.


Quadro do analfabetismo – Fonte: IBGE

Foram estes dados que levaram a deputada Reginete Bispo (PT-RS) a convocar a audiência pública, em nome da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da qual a parlamentar faz parte.


Ana Lúcia, Jorge Lara, Maria Machado, Reginete Bispo e Alexandre Silva

A presidenta da RIAAM-Brasil, Maria Machado defendeu “uma modalidade de ensino com professores especializados, com metodologia, com carga horária adequada” e fez algumas ressalvas ao modelo atual o EJA (Educação de Jovens e Adultos), pois a pessoas tem características específicas que precisam ser respeitadas.

Também presente à audiência, a vereadora em Recife, Liana Cirne Lins (PT) também defendeu “cotas para pessoas idosas nos concursos públicos, pois com a reforma da Previdência as pessoas não estão se aposentando.”


O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, lembrou que por serem analfabetos ou terem baixa escolaridade os idosos se isolam e são alvo de golpes.


“Somente com o processo educacional podemos falar sobre o protagonismo da pessoa idosa”, definiu Maria Machado.


Assista à intervenção de Maria Machado na audiência


Ouça a reportagem da Rádio Câmara


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário