Voluntariado e qualidade de vida

O envelhecimento ativo é um dos pilares fundamentais para uma vida plena na terceira idade. Participar de atividades significativas e que tragam benefícios para a comunidade é uma das maneiras mais enriquecedoras de vivenciar essa fase da vida.

Confira a importância do voluntariado para as pessoas idosas mostrando como pode impactar positivamente a vida dos voluntários e da sociedade como um todo.

  1. Envolvimento Social e Bem-Estar: O voluntariado é uma oportunidade para os idosos se envolverem em atividades sociais, estabelecerem novas conexões e fortalecerem laços com a comunidade. O sentimento de pertencimento e a interação com outras pessoas contribuem para a melhoria do bem-estar emocional e mental, reduzindo a sensação de isolamento que, por vezes, pode acompanhar o envelhecimento.
  2. Compartilhamento de Experiências e Conhecimentos: A terceira idade é uma fase da vida em que os idosos acumulam uma riqueza de experiências e conhecimentos. O voluntariado oferece a oportunidade de compartilhar essas vivências com outras gerações, tornando-se mentores e fontes de inspiração para os mais jovens. Essa troca intergeracional é enriquecedora para ambas as partes e fortalece os laços comunitários.
  3. Sentimento de Propósito e Realização: Ao se dedicarem a causas voluntárias, os idosos encontram um sentido maior em suas vidas. O sentimento de propósito e a sensação de estar contribuindo para o bem-estar da sociedade trazem uma gratificação pessoal imensurável. Essa sensação de realização pode aumentar a autoestima e a autoconfiança, refletindo-se positivamente na saúde física e emocional dos voluntários.
  4. Melhoria da Saúde e Longevidade: Estudos têm mostrado que o voluntariado está associado a benefícios à saúde na terceira idade. O envolvimento em atividades voluntárias pode reduzir o estresse, aumentar a atividade física e melhorar a função cognitiva. Esses fatores, por sua vez, contribuem para uma maior longevidade e qualidade de vida na fase do envelhecimento.

O voluntariado na terceira idade é uma prática enriquecedora e benéfica tanto para os voluntários quanto para a comunidade em que estão inseridos. Além de promover um envelhecimento ativo e saudável, o engajamento voluntário oferece a oportunidade de compartilhar experiências, estabelecer novas conexões e encontrar um propósito maior na vida.


Texto com base em reportagem – Leia aqui


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário