Estatuto mais inclusivo

Projeto Braille levará o Estatuto da Pessoa Idosa para cegos

O dia 1º de outubro é celebrado como o dia nacional da Pessoa Idosa e a Rede Ibero-Americana de Associações de Idosos do Brasil (RIAAM-Brasil) prepara um lançamento que vai incluir milhares de pessoas. A entidade vai lançar uma edição, em Braille, do Estatuto da Pessoa Idosa. Também será disponibilizado uma versão do estatuto áudio-livro no formato MP3. A iniciativa é inédita no Brasil.

A cerimônia oficial de lançamento deste projeto será no dia 4 de outubro, próxima quarta-feira.

Este trabalho, é a nossa contribuição para um grupo especial de pessoas que não se beneficiam da lei, justamente por não terem acesso ao estatuto“, explica a presidente da RIAAM-Brasil, Maria Machado Cota. A RIAAM-Brasil, também já imprimiu cerca de 10 mil exemplares do estatuto que são distribuídos gratuitamente a seus associados, colaboradores e parceiros.Não se encontram cópias deste estatuto nas livrarias“, acrescentou Maria Machado.


Leia mais sobre a questão dos idosos

O método Braille

Números do IBGE registram que há 506 mil cegos no Brasil. E segundo pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2008, do Instituto Pró-Livro, 400 mil pessoas leem Braille no Brasil.

O sistema Braille é um método tátil de comunicação para pessoas cegas ou com baixa visão. Criado por Louis Braille no século XIX, consiste em símbolos em relevo que representam letras, números e pontuação. As células Braille têm seis pontos dispostos em duas colunas de três, permitindo representar a linguagem escrita. Pessoas utilizam reglete, punção e dedos para ler e escrever em Braille, promovendo inclusão e autonomia.

É amplamente utilizado no mundo e suporta leitura e escrita de textos, livros, documentos, músicas e partituras. Dispositivos eletrônicos e impressoras especiais facilitam a produção em Braille, tornando-o uma ferramenta vital para a independência das pessoas com deficiência visual.

Exemplares de um kit contendo a versão em Braille e um pendrive, com a gravação em áudio MP3, deverão ser entregues às bibliotecas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. Também serão entregues a institutos de cegos como o Instituto São Rafael, de Belo Horizonte; e o Benjamin Constant, do Rio de Janeiro, entre outros.

Iniciativa inédita no Brasil, o Projeto Braille está sendo idealizado e executado pela Rede Ibero-Americana de Associações de Idosos do Brasil (RIAAM-Brasil). Sob a coordenação geral da Diretoria Executiva da RIAAM-Brasil e gestão de uma equipe interdisciplinar de especialistas, tem a consultoria e assessoria de Edson Antonio Ambrosio, portador de deficiência visual, técnico em Informática e especialista em acessibilidade. Também monitor de informática para pessoas cegas ou que não possuam deficiência visual.

O projeto Braille

Este projeto será amplamente divulgado para entidades associadas à RIAAM-Brasil, órgãos de governo, redes de ensino nas esferas municipais, estaduais e federal e demais instituições que farão parte do processo de parcerias nas ações de inclusão social do Projeto Braille.

Este projeto está registrado no 1º Ofício de Títulos e Documentos de Belo Horizontem, Registro – 01672503, resguardando a ideia e iniciativa da RIAAM-Brasil.


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário