Violência dentro de casa

Maioria das agressões a idosos é praticada por familiares ou cuidadores


Uma triste realidade: a maioria dos casos de agressão contra idosos é praticada por pessoas próximas, como familiares e cuidadores. Os tempos agravados da pandemia da Covid-19 agravaram ainda mais essa situação, tornando o alerta às autoridades ainda mais urgente.

Atualmente, Minas Gerais é o terceiro estado do Brasil com mais visibilidade contra os maiores de 60 anos. Para combater essa triste realidade, foi lançada uma campanha com o objetivo de incentivar as denúncias.

Essa ação é realizada pelo Governo de Minas, forças de segurança e outros órgãos públicos, com o objetivo de promover um ambiente mais seguro e acolhedor para todos nós.

Segundo a promotora de Justiça do Ministério Público, Vânia Doro, os casos de violência aumentaram durante a pandemia. “Muitas vezes são os vizinhos que denunciam. Com o isolamento social, houve a tendência da violência em crescer“, disse a promotora. Infelizmente, a maioria das notícias é praticada por pessoas próximas às vítimas, o que torna ainda mais importante estarmos atentos e agirmos quando necessário.


Leia mais sobre violência contra idosos

De acordo com um levantamento do Ministério dos Direitos Humanos, a violência contra idosos é o segundo tipo de violação mais comum no país, correspondendo a 22% do total. Isso destaca a importância de todos nós, idosos e suas famílias, denunciarmos qualquer suspeita de violência.

É vital que saibamos como agir em casos de violência ou suspeitas de violência contra idosos:

  • Qualquer denúncia pode ser feita de forma anônima pelo Disque 180 ou diretamente à Polícia Militar, pelo 190 e presencialmente em uma unidade.
  • Em casos de violações de direitos, procure a Defensoria Pública ou o Ministério Público para orientações judiciais ou extrajudiciais.
  • Descumprimento de medida protetiva também pode ser registrado na Delegacia Virtual.

Texto com base em reportagem – Íntegra aqui


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário