Regime de capitalização: Aos bancos, tudo

regime_capitalizacao_transferencia_de_renda-dos_pobres
Regime de capitalização transfere renda (Imagem: Pixabay)

Após mudar regras, governo quer entregar aposentadoria aos bancos pelo chamado regime de capitalização

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) trabalha para manter viva a proposta de um sistema de capitalização individual para as aposentadorias dos brasileiros. Após sofrer resistência de parlamentares, a ideia de privatizar a Previdência Social foi retirada da reforma, após sua tramitação no Senado.

Com a capitalização, o trabalhador seria o único responsável por fazer uma poupança, vinculada aos bancos, para a aposentadoria. Pelo sistema atual – o modelo solidário – empregadores e governo também contribuem.

Guedes não desiste da aprovação

O plano do governo é, após a aprovação da reforma no Senado, retomar o projeto de capitalização. A Secretaria Especial de Previdência Social e Trabalho informou, em nota, ao Brasil de Fato que “avalia a conveniência de retomar o debate de criação de um sistema de capitalização”. O secretário de Previdência Social e Trabalho, Leonardo Rolim, disse em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que é preciso criar um sistema de capitalização “quanto antes, melhor”.


https://riaambrasil.org.br/capitalizacao-um-mau-negocio/

De 193 países, apenas 30 privatizaram seus sistemas de Previdência Social, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desses países, 18 já reverteram a privatização para o modelo estatal. 


Ouça a reportagem em áudio – clique na imagem


https://soundcloud.com/radioagenciabdf/apos-mudar-regras-governo-quer-entregar-aposentadoria-aos-bancos

(* Com informações do ‘Brasil de Fato’ – Leia mais aqui


https://www.brasildefato.com.br/2019/10/21/apos-aprovar-reforma-governo-quer-entregar-aposentadoria-aos-bancos/

Deixe um comentário