RIAAM adere à RAPI

Nesta terça (31/10), um evento de extrema importância está marcado para acontecer em Minas Gerais, um marco que reforça o compromisso do estado com a população idosa. Nesta data, será formalizada a adesão à Rede de Apoio à Pessoa Idosa (Rapi-MG), uma iniciativa que busca criar oportunidades para aprimorar a qualidade de vida dos idosos, promovendo sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

A Rede de Apoio à Pessoa Idosa (RAPI) tem como objetivo criar oportunidades para melhorar a qualidade de vida da população idosa, promover a sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, tal como preveem a Política Nacional e o Estatuto do Idoso. A RAPI é aberta e se caracteriza como governança colaborativa, reunindo atores da sociedade civil e do estado em prol do bem coletivo.

Este evento não poderia ocorrer em momento mais oportuno, uma vez que o Dia Internacional da Pessoa Idosa é celebrado em 1º de outubro. O Governo de Minas, em consonância com esse importante dia, lançou a Campanha Estadual de Valorização da Pessoa Idosa, que se estenderá ao longo de todo o mês de outubro. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) planejou uma programação repleta de ações que aconteceram entre os dias 2 e 31 de outubro.


Leia aqui sobre a Convenção Interamericana

O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para a importância de valorizar e respeitar a população com 60 anos ou mais. Além disso, busca disseminar os direitos desse público, celebrando os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa em 2023, um marco legal fundamental para a proteção dos direitos e o bem-estar das pessoas idosas no Brasil.

Esta é uma oportunidade para celebrar os avanços conquistados ao longo das últimas duas décadas em prol dos direitos das pessoas idosas. Vamos reafirmar o compromisso do Governo de Minas em garantir que essa população tenha uma vida plena de oportunidades“, destaca o diretor Estadual de Políticas para Pessoa Idosa, Rodrigo Marques da Costa.

A Campanha Estadual de Valorização da Pessoa Idosa não se limitará à capital, Belo Horizonte, mas se estenderá a outros municípios de Minas Gerais. De acordo com Costa, a valorização da pessoa idosa é um passo fundamental em direção a uma sociedade mais inclusiva e justa. “É essencial que a sociedade como um todo se envolva nessa causa, reconhecendo a importância das pessoas idosas como detentoras de experiências valiosas e recursos inestimáveis para as gerações mais jovens“, completa.


Veja também na RIAAM-Brasil

Deixe um comentário